domingo, 16 de novembro de 2008

HORÓSCOPO LUNAR CELTA


Um dos aspectos que faz a cultura celta tão mais próxima da natureza é a contagem dos dias através do nascer e do pôr do sol, nos levando a contar as noites ao invés dos dias. Isto nos aproxima não somente da natureza, mas também do equilíbrio gerado pelo universo, criando uma ligação perfeita entre o céu e a terra, entre o sol e a lua.
Desta maneira, o dia começa quando o sol se põe; ao contrário do que estamos acostumados. O dia começa com a lua, ou seja, com a Deusa mostrando que é hora de trabalhar o mistério, o oculto, o morrer. Ao amanhecer podemos sentir a presença do Deus, com seu fogo ardente vem nutrir e fecundar a Deusa, para que mais um dia possa ser gerado.
Para alguns é muito difícil aceitar e entender esta prática sem fazer qualquer ligação com bruxaria e feitiçaria, em seu sentido pejorativo. Mas, para a classe sacerdotal do povo celta – os Druidas – estes ensinamentos são de tamanha grandeza e profundidade que eles resolveram dedicar suas vidas à conscientização das pessoas para que não houvesse desequilíbrio entre os deuses e os homens.
Os Druidas deram a cada um dos meses do ano o nome de uma das suas árvores sagradas; assim como fizeram com o alfabeto ogham. Cada letra deste alfabeto era representada por uma árvore, que, por sua vez, representava um período do ano. A este período demos o nome de mês; isto para fazermos um paralelo entre as duas culturas.
O horóscopo celta lunar não foi desenvolvido baseado nos movimentos da lua (como alguns devem estar imaginando), mas sim nos períodos do ano em que suas árvores sagradas tinham uma maior predominância de suas características e propriedades. Desta forma, veja através das linhas que se seguem, qual árvore rege o período do ano que você nasceu.

Dez 24 a Jan 20 - árvore: bétula símbolo: águia ou veado Jan 21 a Fev 17– árvore: sorveira brava símbolo: dragão verde Fev 18 a Mar 17 - árvore: freixo símbolo: tridente Mar 18 a Abr 14 - árvore: amieiro símbolo: pentáculo Abr 15 a Mai 12 - árvore salgueiro símbolo: serpente Mai 13 a Jun 09 - árvore: espinheiro símbolo: cálice Jun 10 a Jul 07 - árvore: Carvalho símbolo: roda de ouro Jul 08 a Ago 04 - árvore azevim símbolo: lança em chamas Ago 05 a Set 29 - árvore: aveleira símbolo: salmão Set 30 a Out 27 - árvore: videira símbolo: cisne Out 28 a Nov 23 - árvore: hera símbolo: borboleta Nov 24 a Dec 22 - árvore: sabugueiro símbolo: pedras Dez 23 - árvore: visco símbolo: corvo


Para aumentar os poderes de cada uma dessas árvores seria apropriado que você tivesse alguma coisa feita da madeira da árvore correspondente ao seu signo. Como também, se você preferir, tenha o elemento que simboliza a sua árvore para que suas características e propriedades terapêuticas possam agir sobre você; além de trazer proteção e sorte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário