sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Tenha um tempo para você


"No momento em que se sente dono de sua vida, você começa a mudar a turbulência do mundo e a transformá-la em um lugar gostoso de viver"

Por Roberto Shinyashiki

Vitória é conseqüência de uma atitude produtiva diante da vida. Um dos maiores cientistas do mundo foi Isaac Newton, estava sentado debaixo de uma macieira quando, de repente, uma maçã caiu em sua cabeça. Se fosse um perdedor, diria um palavrão e pensaria: Que azar, tudo dá errado para mim! Newton pegou a maçã e começou a analisar por que ela havia caído. Descobriu a Lei da Gravidade e mudou o mundo.

Quando a maçã atingir sua cabeça, em vez de se lastimar e reclamar da vida, pergunte por que caiu e o que pode fazer com ela. Quando você acordar gripado, em vez de reclamar, pense que isso é um sinal que pode ensinar-lhe alguma coisa. Talvez a gripe seja um alerta do corpo para trabalhar menos, ter mais tempo para você, parar um pouco. É importante estar atento à sua tranqüilidade, à serenidade interior. O mundo está pedindo pessoas serenas.

Às vezes, no ambiente de trabalho, todos estão angustiados. Em vez de ajudar, sem primeiro esclarecer sua angústia, a resolver as angústias alheias, coloque-se no centro de sua vida e comece a se analisar até que esteja em paz. Quando isso acontecer, ajude o outro a encontrar a serenidade. Só assim poderá capacitar-se a ser líder e empreender a missão de ajudar os companheiros a encontrar a força interior.

Sei que a maioria das pessoas diz que está angustiada e tensa por causa da falta de dinheiro. Mas quantas vezes você tinha dinheiro e ficou ansioso da mesma maneira? E quantas outras estava sem dinheiro e sereno? Então é no momento em que se sente dono de sua vida que você começa a mudar a turbulência do mundo e a transformá-la em um lugar gostoso de viver.

Recarregue a bateria. Você precisa de tempo para ficar só consigo mesmo. Todos os dias, não importa a hora de acordar, de voltar do trabalho, de dormir, você necessita de um período de silêncio, sem TV, sem música, sem livro. Apenas para ouvir as batidas do coração e perceber a respiração.

Vivemos numa sociedade em que há muito barulho na rua e sons em casa o tempo todo. As pessoas correm alucinadamente atrás de vitórias e nunca param para escutar o coração. Deixe a introspecção, a meditação e a oração entrarem em sua vida. Elas são fontes que nunca secam.

Procure acordar cinco minutos mais cedo para refletir sobre sua vida e orar. Em casa, tenho um oratório. Ele me ajuda a contatar a luz e a lembrança da força divina que sempre me guiaram. Para mim, é absolutamente importante orar todos os dias, agradecer a meus antepassados e pedir bênçãos para as novas gerações.

Medite, ore. Existe um momento para agradecer o que você recebeu e o que vai receber. Um momento para estar em silêncio e ouvir a voz de sua consciência. Para pensar: Deus é meu amigo, exatamente o melhor amigo para comemorar comigo. Reserve algum tempo para conversar com ele.

Quando você conversa com o Deus, sente sua proteção, sua orientação. Há muitos eus no mundo, muitos meus, mas quando você se integra com a energia divina sente que nunca estará sozinho. A paz toma conta de você.

Medite sempre também. Meditar é um mergulho na própria alma. Sente-se num lugar confortável, relaxe e observe o que acontece dentro de você. Observe seus pensamentos, seus sentimentos e seus desejos silenciosamente, sem julgá-los. Os pensamentos que não dizem respeito a você desaparecem. O importante é reservar um tempo para recarregar a bateria. Reflita sobre o caminho que você está percorrendo. Não deixe nada destruir a sua felicidade.

( Roberto Shinyashiki )

Nenhum comentário:

Postar um comentário